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POLÍTICAS DE ENSINO

 

            As diretrizes pedagógicas da FAESPA foram estabelecidas a partir das orientações da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; na legislação que regulamenta os cursos de graduação e pós-graduação; nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas para os cursos de graduação e também com base nas teorias pedagógicas contemporâneas.

               

                As diretrizes pedagógicas que definem as políticas de ensino para todos os cursos de graduação da FAESPA são:

  1. Estimular práticas de estudo independente, visando uma progressiva autonomia intelectual e profissional;

  2. Encorajar o reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente acadêmico, inclusive as que se referirem à experiência profissional julgada relevante para a área de formação considerada;

  3. Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação em atividades de extensão;

  4. O currículo dos cursos deve contribuir, também, para a compreensão, interpretação, preservação, reforço, fomento e difusão das culturas nacionais e regionais, internacionais e históricas, em um contexto de pluralismo e diversidade cultural;

  5. O currículo também deve incluir aspectos complementares de perfil, habilidades, competências e conteúdos, de forma a considerar a inserção institucional do curso, a flexibilidade individual de estudos e os requerimentos, demandas e expectativas de desenvolvimento da região;

  6. O projeto pedagógico do curso deve assegurar a articulação entre o ensino, pesquisa e extensão, garantindo um ensino crítico, reflexivo e criativo, que leve a construção do perfil almejado, estimulando a realização de experimentos e de projetos de pesquisa, e socializando o conhecimento produzido;

  7. As atividades práticas devem estar presentes desde o início do curso, permeando toda a formação do estudante de forma integrada e interdisciplinar;

  8. O foco de formação está na visão de educar para a cidadania e na participação plena na sociedade;

  9. Os princípios de autonomia institucional, de flexibilidade, integração estudo-trabalho e pluralidade no currículo devem estar explicitados no projeto pedagógico de cada curso;

  10. Foco na metodologia da problematização de modo que estimule o estudante a refletir sobre a realidade social e aprenda a buscar soluções para os problemas identificados nas comunidades onde a Faculdade desenvolve suas ações de responsabilidade social;

  11. Definição de estratégias pedagógicas que articulem o saber acadêmico com a realidade social, atributos indispensáveis à formação do profissional ético e comprometido com o bem-estar da sociedade;

  12. Estímulo nas dinâmicas de trabalho em grupos, por favorecerem a discussão coletiva e as relações interpessoais;

  13. Busca da valorização das dimensões éticas e humanísticas, desenvolvendo no estudante atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade.

             

                No cumprimento dessas diretrizes é fundamental a avaliação permanente dos currículos e do processo pedagógico mais amplo a ser desenvolvido pela Faculdade.

POLÍTICAS DE PESQUISA

              A FAESPA incentivará a pesquisa por todos os meios ao seu alcance, adotando as seguintes diretrizes:

  1. Máximo aproveitamento de recursos especializados locais, regionais e nacionais;

  2. Realização de intercâmbio para permuta de experiências científicas e tecnológicas;

  3. Promoção de congressos, simpósios e seminários científicos e tecnológicos e participação ativa em certames e programas de iniciativa de outras instituições;

  4. Adoção de um programa de capacitação docente;

  5. Organização de laboratórios e serviços especiais destinados à pesquisa;

  6. Estímulo à publicação dos resultados dos trabalhos das pesquisas realizadas em suas Coordenadorias de Cursos.

              Os projetos de pesquisa, apresentados por professor ou grupo de professores, serão avaliados pela Coordenação e Colegiado de Curso, ou pela Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação quando incidirem na área de mais de uma Coordenadoria de Curso. Os projetos de pesquisa aprovados serão encaminhados ao Conselho Superior da FAESPA, para homologação. O acompanhamento da execução de projetos de pesquisa será feito por uma Comissão de Pesquisa designada pelo Diretor Acadêmico da FAESPA. Os órgãos de apoio administrativo e de apoio acadêmico deverão prestar colaboração aos projetos de pesquisa desenvolvidos na FAESPA.

 

POLÍTICAS DE EXTENSÃO 

               A extensão será exercida por meio de programas, projetos, cursos, eventos e serviços, nos diferentes campos do saber em que a FAESPA tiver competência técnica instalada.

               Os cursos e eventos de extensão, visando a difundir cultura, conhecimento e técnicas de trabalho à comunidade, desenvolver-se-ão em diferentes níveis, de acordo com seu conteúdo, objetivos e o público a que se destinam. Os serviços de extensão serão prestados sob a forma de atendimento a comunidade, através da execução de tarefas técnicas e educativas. Os cursos e serviços de extensão serão planejados e executados por iniciativa da FAESPA ou solicitação de interessados, podendo ou não ser remunerados, conforme sua natureza e finalidade.

               O planejamento e coordenação das atividades de extensão da FAESPA serão de competência das Coordenadorias de Cursos e deverão merecer aprovação dos respectivos Colegiados. Os programas de extensão que ultrapassarem os limites da Coordenadoria poderão ser coordenados por Comissão de Extensão, designada pelo Diretor Acadêmico da FAESPA.

               Os cursos e serviços de extensão poderão ter funcionamento regular, visando a formação profissionalizante dos alunos da FAESPA, bem como a inserção da Faculdade ao seu meio social. A programação das atividades de extensão, em cada uma das Coordenadorias de Cursos, deverá integrar o plano de trabalho a ser aprovado pelos Colegiados de Curso e pelo Conselho Superior da Faculdade.

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