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ACESSIBILIDADE

           O Plano de Promoção de Acessibilidade e Atendimento Prioritário às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais da Faculdade de Ensino Superior de Parnaíba – FAESPA, está fundamentado nos Arts. 205, 206 e 208 da Constituição Federal de 1988, na NBR 9050/2004 da ABNT, no Decreto nº 5296, de 02 de dezembro de 2004, que regulamenta a Lei nº 10048, de 08 de dezembro de 2000, bem como na Lei nº 10098/2000, pelos Decretos nº 5626/2005, nº 6949/2009, nº 7611/2011, além da Portaria MEC nº3284/2003 e Lei nº 12.764/2012, em consonância com a política educacional vigente e os referenciais pedagógicos da educação inclusiva.

              

            Nesse sentido, a FAESPA terá um Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) do aluno com necessidades educacionais especiais vinculado ao SAP – Serviço de Apoio Psicopedagógico, baseado na legislação existente e pertinente à educação inclusiva, fundamentado nos princípios do direito ao exercício da cidadania e da integração ao mundo do trabalho, com o objetivo de promover a acessibilidade e atendimento prioritário, imediato e diferenciado para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte, dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, serviços de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

              

            Assim, o NAI- Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais terá como missão a articulação das diversas contribuições que a FAESPA poderá dar no sentido da acessibilidade e melhora da qualidade do processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, auditiva ou motora, bem como de alunos com necessidades educacionais especiais, estabelecendo parcerias com outros núcleos e coordenações da Faculdade e com organizações externas, tendo em vista o fomento de programas de ensino, pesquisa, extensão e apoio no campo da inclusão, com ressonância intra e extramuros.

 

        Ressalta-se que enquanto política institucional, o NAI terá atuação referente não só ao provimento das ajudas técnicas ou tecnologias assistivas, necessárias ao aluno com deficiência ou necessidades educacionais especiais, mas também ao envolvimento de toda a comunidade acadêmica com a construção da FAESPA inclusiva em todos os seus espaços e ações orientadas pelas seguintes diretrizes:

  • Identificação dos alunos com necessidades especiais que procuram o ingresso na FAESPA , desde a fase do Vestibular;

  • Apoio especializado a esse aluno, de forma a assegurar o seu percurso acadêmico na Faculdade;

  • Apresentação de recursos pedagógicos, metodológicos e tecnológicos alternativos aos professores desses alunos, visando facilitar a sua convivência, bem como o seu processo de ensino e aprendizagem;

  • Suporte à implantação de medidas de acessibilidade nos prédios da FAESPA, de forma a permitir o acesso destes alunos aos vários espaços acadêmicos;

  • Seleção, orientação e coordenação de estagiários, monitores e bolsistas interessados neste campo de atuação;

  • Promoção de eventos informativos e de sensibilização bem como de capacitação para alunos, professores e funcionários;

  • Desenvolvimento de pesquisas permanentes sobre os avanços referentes às tecnologias que possam facilitar a inclusão dos alunos na Faculdade.

            

             Vale ressaltar que a FAESPA entende que acessibilidade é um processo de transformação do ambiente, da organização físico-espacial, da administração, do atendimento, das atitudes, do comportamento e de mudança da organização das atividades humanas que diminuem o efeito de uma deficiência, ou seja, não significa apenas permitir que pessoas com deficiências participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação.

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